1º Ciclo do Ensino Básico

Fotografia principal 1º Ciclo

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”
Paulo Freire

O Colégio MIL dispõe de quatro turmas do Ensino Básico, uma por cada ano de escolaridade. Cada uma das turmas, além do professor titular, conta também com outros professores nas áreas de Inglês, Mundo Digital e Música.

As Expressões Artísticas têm um papel muito pertinente na formação integral das nossas crianças, ajudando-as a exteriorizar as suas emoções.
Sendo o Colégio MIL uma Instituição Católica, centrada nos valores, oferecemos aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico a Educação Moral e Religiosa Católica, como dinâmica formadora e estruturante da pessoa humana, lecionada por uma Irmã.

As salas de aula estão equipadas com quadros tecnológicos interativos, onde o uso diário das Tecnologias de Informação e Comunicação é transversal a todos os conteúdos.

O nosso trabalho diário pretende o equilíbrio entre ideais contemporâneos e tradicionais, garantindo sempre abertura a dinâmicas de mudança, tendo em vista o benefício da motivação e do sucesso dos alunos.

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências a que deve obedecer o desenvolvimento do currículo do ensino básico na sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens.

Procuramos um equilíbrio entre saber-fazer, saber-estar e saber-ser, valorizando os conhecimentos, mas mantendo o foco na educação para os valores e para a cidadania.

Realizamos atividades que desenvolvam aprendizagens distintas, significativas e globalizantes, adaptadas às diferentes necessidades das crianças.

Envolvemos as famílias na ação educativa, em diversas atividades ao longo do ano, com vista a fortalecer a relação família-escola.

“Ler é Viajar sem sair do lugar”

Tendo em conta o mundo em que vivemos e toda a “invasão” tecnológica a que as nossas crianças estão sujeitas, achamos pertinente criar pequenos projetos de sala com vista a estimular a leitura e, consequentemente, a escrita. A leitura desenvolve a concentração, o espírito crítico, a criatividade e aprimora a capacidade de interpretação.

Ter acesso a variados livros é dispor de uma informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura.

É nossa pretensão criar bons hábitos que se perpetuem pela vida e desta forma ajudar a formar cidadãos criativos, responsáveis, emotivos e dotados de um ótimo espírito crítico. Saber mais (link que reencaminha para o a página Clube de Leitura do Menu 3)

“PmatE”

O Projeto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro – PmatE/UA é um projeto de investigação e desenvolvimento, fundado na Universidade de Aveiro. Os seus eixos de intervenção centram-se em projetos de intervenção escolar, na comunicação e divulgação de ciência e na cooperação com países da CPLP.

Um projeto de investigação e desenvolvimento, cuja missão é a aplicação das tecnologias da comunicação e informação (TIC), e o desenvolvimento de conteúdos e eventos para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica.

Nesta competição, os nossos alunos podem treinar de forma autónoma, necessitando apenas de ter acesso a um computador, tablet ou smartphone, aprendendo de forma lúdica e desafiante.

A avaliação assume um caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, e fornece ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação e aos restantes intervenientes, informação sobre o desenvolvimento do trabalho, a qualidade das aprendizagens realizadas e os percursos para a sua melhoria.

Pretendemos uma pedagogia individualizada/personalizada que promova a educação integral; uma educação em valores e com valores; uma educação atual que continue a detetar e responder às necessidades da época em que vivemos.