Breve História

Presente em Gondomar desde 1960, a Congregação estabelecera aqui a “casa de formação” para as jovens portuguesas que sentiam o desejo de conhecer mais de perto o carisma Coraçonista.

1 Colegio MIL

A par desta formação específica, as jovens formandas auxiliavam as Irmãs na Catequese e em atividades manuais, de costura ou bordados. Pouco a pouco foi sendo também necessário o apoio a algumas crianças, que os pais confiavam ao cuidado das Irmãs enquanto se ausentavam para o trabalho.
E assim, no coração das Irmãs e destas gentes, foi crescendo o sonho de um dia poder ver surgir um Centro Escolar que ministrasse, pelo menos, o ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este sonho começa a tornar-se realidade quando, a 13 de julho de 1988, a Direção Geral do Ensino Básico confirma o nosso pedido, autorizando ao Colégio “Madre Isabel Larrañaga” início, ainda que provisoriamente, das suas funções letivas.
No dia 4 de outubro do mesmo ano, o Colégio abre pela primeira vez as suas portas, homenageando assim Isabel Larrañaga.
A 23 de agosto de 1989 o Ministério da Educação confirma, definitiva e oficialmente, a autorização de funcionamento deste Estabelecimento de Ensino Básico e a sua denominação, como Estabelecimento de Ensino da Rede Privada, propriedade da Congregação das Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, com Alvará nº 241, ministrando o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Durante os preparativos para a inauguração deste Centro Escolar, surge a ideia de pedir a alteração do nome da rua onde está implantado o Colégio, para “Rua Madre Isabel Larrañaga”. São os próprios vizinhos e amigos que se organizam e, junto das autoridades locais, obtêm a respetiva autorização e colocação de placa identificadora.
E assim se foram multiplicando as homenagens à Mulher que todos, grandes e pequenos, aprendemos cada dia a amar, admirar e melhor imitar.
E em cada evento, grupo ou novo espaço, a sigla MIL (Madre Isabel Larrañaga) já não pode faltar! Por isso, o nosso grupo coral infantil tem por nome Vozes MIL; ninguém esperaria outro nome para a nossa página Web senão o de www.colegiomil.com; quando adaptámos um espaço para várias atividades lúdicas ou recreativas não duvidámos em batizá-lo de MultiMIL e na celebração dos 20 anos do Colégio inauguramos o nosso salão de festas e encontros como AuditórioMIL.
Estas e outras, são formas simples, mas sentidas, de homenagear a MULHER, estrela e guia de todos os que ao longo dos tempos a chamam de Mãe (Madre) e acreditam, como ela, numa educação preventiva com a pedagogia do coração. A ela, hoje e sempre, a nossa homenagem e a nossa gratidão.