Pré Escolar

Fotografia principal Pré-Escolar

Brincar, a essência da infância…

«Porque brincar não é um comportamento inútil nem secundário, é um comportamento absolutamente fundamental. Brincar é aprender.»
Carlos Neto

O acesso à Educação é, como sabemos, um direito de todas as crianças. É ainda atribuído à Educação de Infância um papel relevante na promoção de uma maior igualdade de oportunidades relativamente às condições de vida e aprendizagens futuras.

O Colégio Madre Isabel Larrañaga dispõe de 3 salas do Pré-Escolar (3 anos, 4 anos e 5 anos) com uma capacidade máxima de 25 crianças. A equipa educativa de cada sala é composta por uma Educadora de Infância e, respetiva da Assistente Operacional. Contudo, e tendo sempre por base a perspetiva sistémica e ecológica, que nos evidencia que todas as relações com os diversos agentes educativos do colégio são essenciais para o desenvolvimento das crianças, contamos ainda com docentes das áreas de: Música, Inglês e Mundo Digital.

A flexibilidade no Currículo em Educação Pré-Escolar é de extrema importância para nós como Equipa Pedagógica, sendo este sempre ajustado aos interesses e necessidades das crianças, numa (re)construção e adequação permanentes a um grupo em desenvolvimento e, por isso, em constante mudança relativamente às motivações, predisposições, necessidades e exigências.

A Equipa Pedagógica traça objetivos gerais, adequados às etapas de desenvolvimento de cada faixa etária e, suficientemente, flexíveis para que possam satisfazer as caraterísticas individuais, a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem.

Os conteúdos programáticos são estruturados em planos e projetos de acordo a Metodologia de Projeto. Contudo, na preconização da nossa ação, são utilizadas algumas estratégias e especificações de outras metodologias, de forma a que a nossa prática pedagógica seja o mais completa possível.

As crianças são chamadas a participar ativamente na planificação das suas aprendizagens, sendo dada a cada criança a oportunidade de escolha e assim ver os seus interesses alvo de descoberta.

Destacamos um Projeto de continuidade, transversal aos 3 grupos do Pré-Escolar, denominado de Forest-School (que privilegia o contacto direto com a natureza). Este projeto baseia as suas dinâmicas na aprendizagem na natureza, nos jardins e horta do Colégio e ainda, numa mata/floresta situada nas redondezas. Estas dinâmicas focam-se na individualidade da criança e na importância do brincar, baseando-se sempre na observação e colaboração entre adultos e crianças, de forma a promover a exploração e descoberta num ambiente o mais natural possível.

A Avaliação no Pré-escolar é um processo contínuo, reflexivo e interativo, onde a observação direta e o registo assumem um papel preponderante. A partilha de informação com a família inclui contactos formais e informais, solicitados por qualquer dos intervenientes no processo educativo do aluno. O uso do Portefólio é um dos instrumentos usados para operacionalizar a avaliação individual das crianças, que se materializa numa folha informativa e descritiva, onde são registados o desenvolvimento, a participação e progressos da criança, bem como as áreas onde são precisos maiores reforços para sustentar a aprendizagem (avaliação trimestral).

Priorizamos a participação das Famílias e de outros membros da comunidade, de forma a que possam contribuir com os seus saberes e competências para enriquecer o trabalho educativo a desenvolver com as crianças.